Domingo, 26 de Julho de 2009

Adivinhe quem vem jantar?

Luísa

 

O nosso convidado não está magro. É, visivelmente, um «gourmet» que não despreza o factor quantidade. A idade já desaconselha, porém, certos excessos, pelo que vamos propor-lhe, para começar, uma canja ligeira de ostras e cherne, perfumada com sumo de limão, cebolinho e um fio de azeite. E saboreando a canja, falaremos do seu passado, da sua fulgurante entrada no «showbiz» e da revolução que protagonizou nas nossas tradições de espectáculo humorístico, até então dirigido, com todo o respeito e uma levíssima pitada de pimenta, à alma sossegada, familiar e inocente do português formado na escola dos brandos costumes. Recordaremos, nostalgicamente, as suas experiências de imenso sucesso no pequeno ecrã, o seu estilo popular, brejeiro, sarcástico e implacável na recriação e ridicularização de tipos sociais e de personalidades políticas, e as gargalhadas que nos proporcionou (omitindo, sensatamente, referências ao «crescendo» de ousadia que, a páginas tantas, cerrou as taxas em muitas bocas, nalguns casos chocadas com o nível de heterodoxia, noutros, críticas de certos pecadilhos de mau gosto).

 

Ao som do inesquecível sucesso musical «Saca o Saca-Rolhas», sacaremos, entretanto, a rolha de um tinto Quinta da Garrida, reserva 2005, de «aroma vibrante e em permanente alvoroço», com que regaremos um peito de peru preto afiambrado com trufas, a sua conhecida fraqueza gastronómica. E discutiremos então o presente, os motivos porque parece ter perdido a simpatia dos vários canais televisivos, mesmo se a sua presença ainda consegue mobilizar notáveis audiências. Talvez reflictamos nos efeitos que a associação do seu nome a uns casos controversos, que emocionaram negativamente a opinião pública, pode ter tido num discreto afastamento, implicando agora que comece de novo e quase do zero. Ou talvez meditemos apenas sobre o nosso sentido de humor, tão volátil, tão contingente, tão susceptível, tão atreito a cansaços, tão exigente de inovação e de imprevisto.

 

Fecharemos o repasto com uns charutos de ananás com «mousse» de chocolate, acompanhados de uma tisana de champanhe gelado. E faremos brindes a um futuro que arranque das sombras de um panorama humorístico bastante empalidecido por receitas menos originais ou mais gastas e actores menos humildes ou mais pretensiosos, o criador do imortal Tony Silva, grande impulsionador, no hemisfério «latino-romântico», de «toda a música ró». É verdade que o nosso convidado tem defeitos como todos nós. E pinta ostensivamente a cabeleira de um amarelo que bordeja o escândalo. Mas julgamo-lo honesto e livre; um bom estratega, em suma, para o restrito mas bravíssimo exército dos que marcham ao som da exortação queiroziana: «Vamos rir, pois. O riso é uma filosofia. Muitas vezes o riso é uma salvação. E em política constitucional, pelo menos, o riso é uma opinião.»

 

publicado por Ana Vidal às 07:30
link
20 comentários:
De mike a 26 de Julho de 2009
Conheci pessoalmente o HJ no início dos anos 80 e apesar de, hoje em dia, não ser sequer espectador dos seus programas (não lhe acho piada nenhuma), fico com curiosidade de confirmar se a companhia bem disposta, humorística e contagiante de outrora se mantém. Além disso, o tempo convida a que as senhoras marquem a sua presença com sandálias ou sapatos abertos. ;)
Só não quero é canja, pode ser Luísa?
De Ana Vidal a 26 de Julho de 2009
Com essa fxação por sandálias abertas, o teu jantar será feito à parte e tem ementa única: pezinhos de coentrada, seguidos de "dedos de dama", de sobremesa. Serve?
De GJ a 26 de Julho de 2009
:))))))
De mike a 27 de Julho de 2009
lol!!! Mandaste bem, Ana. :)))
De Luísa a 27 de Julho de 2009
Realmente, Mike, anda tão exigente com as ementas, que vamos ter de começar a servir «à la carte». Já agora, ponho o jantar na mesa de acrílico, para que o que se passa debaixo dela, melhor dizendo, as sandálias abertas das senhoras estejam sempre ao alcance dos seus olhos. :-)
Mais alguma coisinha?...
De mike a 27 de Julho de 2009
Hum... assim parece-me bem, Luísa... ;D

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds