Terça-feira, 31 de Março de 2009

Pocket Classic (O Primo Basílio)

Marie Tourvel

 

Você pensará em Madame Bovary, bilionário. Pode pensar, sim, já que Eça de Queirós é da mesma escola de Flaubert. Contemporâneo de Flaubert, tinham a mesma linha. Eça foi um dos melhores escritores em língua portuguesa. Aí você me pergunta: “De novo uma mulher que trai o marido? Você está querendo insinuar alguma coisa com isso?” Claro que não, amigo. Quero só mostrar a você os grandes clássicos. Não fique caçando mensagens cifradas em minhas lições. Eu só estou fazendo resumos para você. Vamos a ele:

 

História da sirigaita Luísa, uma moça que não fazia droga nenhuma da vida e era casada com Jorge, um engenheiro sem glamour nenhum. Ele viaja a negócios e ela começa um casinho básico com seu primo Basílio, um cafa* de marca maior, que havia sido seu namorado. Mas no caminho de Luísa tinha uma governanta. Havia uma governanta no caminho de Luísa (by Drummond). Passou o pão que o diabo amassou com as chantagens, já que Luísa, a burra, deixou rastros da traição. No fim morre a governanta Juliana e a Luísa. O marido fica sabendo de tudo e perdoa a mulher. O amante desgraçado ainda se lamenta porque perdeu a diversão em Lisboa.

 

Um detalhe importante: Na história, Basílio reaparece para Luísa, rico. Adivinhe onde ele ganhou dinheiro? Isso mesmo, no Brasil-il-il, Bananão-ão-ão.

 

Agora falemos das conversas que surgirão sobre o livro. Os intelequituais perguntarão se o livro só trata do adultério em si. Você diz imediatamente que não. Que o adultério é só um aperitivo. Que o livro trata de apresentar a degradação das classes burguesas de Portugal. Diga que as personagens não surpreendem e nem evoluem, apenas modificam-se pelas circunstâncias. Aí vem em minha cabecinha: “Eu sou eu e minha circunstância” frase de Ortega y Gasset. Nunca ouviu falar do Ortega y Gasset? Nem de Ortega sin Gasset? Ah, um dia falo deles por aqui. Eles perguntarão a você, possivelmente, sobre o Conselheiro Acácio. Não enfeite muito para falar nele. Só o descreva com palavras certeiras: defensor do governo e da monarquia; gosta da tradição, família e propriedade; símbolo da mediocridade e que tem por amante sua criada. Um chato profissional mesmo. Sobre Juliana, a perversa, diga que era uma rancorosa solteirona e muito invejosa. Pega bem você falar que era o “caráter mais verdadeiro do livro”, palavras de Machado de Assis, deixe claro isso. Sim, o Machado de Assis, aquele que escreveu sobre a Capitu, outra adúltera, ou não. Os intelequituais ficarão admirados por você saber que um dia Machadão fez uma resenha deste livro. Acho que depois dessa você pode levantar seu narizinho e se sentir um deles. Até eles, os intelequituais, já enxergarão você como um deles. Mas procure não se empolgar. Mantenha a devida distância. Eles são loucos para dar um bote. Peça licença e saia da roda. Vá para outra que devem estar falando de Balzac ou Sthendal.

 

Na semana que vem a pedido da querida Patti, falarei sobre “O Vermelho E O Negro” de Sthendal. Não, bilionários brasileiros, não é um livro sobre o Flamengo**. Tirem seus cavalinhos da chuva.

 

*cafa = cafajeste

**Flamengo = time de futebol do Bananão.

 

 

 

Etiquetas:
publicado por Ana Vidal às 09:30
link
23 comentários:
De Johnny na Babilônia a 31 de Março de 2009
Legal! Gostei!

Lembra daquela história do "Ortega y Gasset" que eu te contei?

Pois agora eu tenho outra, bem melhor! hahahaha

Beijos, querida!
De marie tourvel a 31 de Março de 2009
Ei, Johnny, querido, tudo bom por aí? Que bom que tenha gostado. Mal posso esperar por essa nova do Ortega y Gasset. hahahahaha

Beijocas

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds