Terça-feira, 24 de Março de 2009

Pocket Classic (Razão E Sentimento)

Marie Tourvel

 

 

Meu amiguinho bilionário, este foi o primeiro livro que li inteirinho e sozinha in english. Sense And Sensibility de Jane Austen. Ganhei um exemplar pequenino, porém limpinho, do meu pai. Ele me escreveu uma bela dedicatória, como sempre fazia. Presenteei uma pessoa que era –e ainda é, muito especial pra mim com o exemplar. Naturalmente a “pessoa especial” jogou o livro no lixo ou deixou cair uma xícara com café por cima, já que ele fez o mesmo comigo. Mas isso não vem ao caso. Não contei essa história pra sentirem peninha de mim. Contei porque assim você entende com minha historieta que às vezes faço besteiras e sou só sensibilidade, a razão passa longe.

Ao resumo:

 

Duas irmãs ficam na merda depois da morte do pai. O meio-irmão as sacaneia. Não dá pra continuar morando onde moram. Vão pro campo. Lá, elas têm que bancar as phinas pra arrumar casamentos com bacanas. As duas se apaixonam. Uma é prática e durona (Elinor), a outra toda sensível, cheia de querer sonhar (Marianne). Passam uns perrengues, mas casam-se e são felizes no final –sei lá se para sempre, pelo menos é o que aparenta.

 

É um romance rasgado e para falar dele com os intelequituais, basta dizer que Jane Austen tem uma elegância em descrever sua época como ninguém. Embora seja um enredo de casamento, você pode enfeitar um pouco o pavão e dizer que o objeto real de estudo é o que move a razão de uma e a sensibilidade da outra. O centro do romance é a evolução dos personagens. Diga que é uma satisfação ler Austen expondo o título do livro. Eles podem perguntar a você qual a melhor tradução para o título do livro, Razão E Sentimento, ou Razão E Sensibilidade? Embora eu simpatize com a “Sensibilidade”, o mais correto é “Sentimento” mesmo. Diga que a criação da perspectiva é conseguida através da linguagem, que muito bem colocada dá a impressão de conseguir moldar caráter. Já ganhou todo mundo com isso. E tenho uma dica: visite o blogue Jane Austen Em Português da Raquel que aprenderá tudo e mais um pouco sobre Jane Austen. Raquel até sugeriu um título, corroborado pela Letícia do ótimo Flanela Paulistana, bem interessante: “A Certinha E A Sem-Noção”. Eu gostei. Entre nós, bilionário, podemos até arriscar alguns títulos: A Durona e a Tonta”, A Clint Eastwood e a Lewis Carroll”, A Casca-de-Ferida e a Goiaba”, e muitos outros. Invente o seu título. Se sentir que os intelequituais estão calibrados um pouco mais que o normal, pode até fazer uma piadinha, mas tenha a certeza que beberam mais de três doses. Sei que vai dizer que o romance não é pra macho, é de mulherzinha. Mas saiba que até as mulheres mais duronas como Elinor simplesmente amam quando os moçoilos dizem que leram Jane Austen e ainda por cima comentam o romance. Ponto pra você. Nesta rodinha pode ter uma intelequitual bonitona que você está querendo há muito tempo. Sim, as intelequituais também amam e transam. É sua grande oportunidade. Só tome cuidado com sua Sheyla Shirley. Ela pode desferir o tal livro em sua cabeça.

 

Para a semana que vem ando numa dúvida atroz: Eça de Queiroz ou Stendhal? Voltaire ou Balzac? Ainda não sei. Deixem-me sair um pouco de minha veia sensível e não pensar mais no meu exemplar raro da Jane Austen manchado de café. 

 

Etiquetas:
publicado por Ana Vidal às 09:30
link
26 comentários:
De mike a 24 de Março de 2009
Duas irmãs e quem faz sacanagem é o meio irmão? Nããã, Marie... uma delas sacaneia a outra, concerteza. (risos)
Se quiser fazer um agrado para este seu comentador embriagado com os seus Clássicos de Bolso nem hesite... Eça de Queiroz, o meu preferido. :D
De marie tourvel a 24 de Março de 2009
Mike, querido, a gente tem que colocar a culpa no homem, né? Já viu mulher não botar a culpa toda no cara? :)))))))

Pois na próxima semana farei um agrado todo especial pra você. Eça de Queiroz na veia. Escolho o título ou você escolhe? ;)

Beijos para o meu embriagado favorito. :)))))
De mike a 25 de Março de 2009
Escolhe a Marie, para ser surpresa... e não botar as culpas no homem, né? (risos)
De marie tourvel a 25 de Março de 2009
Putz, Mike, eu já estava ensaiando para dizer: "Olha, o "Pocket" desta semana não ficou muito bom porque por mim escolheria outro título do Eça, mas o Mike quis esse, fazer o quê?" :))))))))) A culpa sempre ia recair em alguém, menos em mim. Agora terei que assumir sozinha, né? :))))))

Um grande beijo, querido.
De mike a 25 de Março de 2009
Putz, digo eu, que me deixa sem alternativa, cacete! É que um homem não pode deixar uma senhora no mato sem cachorro... :D
Agora vou ter assumir esse negócio com você, né? ;)
De Ana Vidal a 25 de Março de 2009
O Primo Basílio, pode ser? Ou A Relíquia... gostava de ver como sugeres que se fale, nas rodinhas dos intelequituais, da camisa de noite e da titi! :-)

Bem, escolhe tu o livro. Do Eça, são todos bons.
De marie tourvel a 25 de Março de 2009
"O Primo Basílio" é uma boa pedida, Ana, querida. Acho que dá pra gente se divertir um pouquinho, não dá? ;)

Beijos
De marie tourvel a 25 de Março de 2009
Já dei a dica, Mike, querido. Tem que assumir comigo, sim. ;) Vai dizendo o título logo aí... :))))))))))

Beijocas

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds