Domingo, 1 de Março de 2009

Adivinhe quem vem jantar?

Luísa

 

O convite está feito. E embora conste que não aceitou o outro, aguardamos, a todo o momento, confirmação de que acedeu ao nosso e já se encontra neste jardinzinho à beira-mar plantado para vir jantar connosco. É certo que, a nós, não nos move a política. Não partilhamos, com o convidado, nem a visão do mundo, nem os interesses comerciais sobre esse pequeno milagre da tecnologia informática que, não tendo ainda circum-navegado o planeta, promete restituir a Portugal a glória dos tempos de inovação e descoberta de quinhentos. Não, o que nos move são razões mais comezinhas… Mas não resistimos a conhecer a personagem, sensíveis ao charme peculiar do contraste da cara abolachada, de vincados traços indígenas, ressumando a candura popular, com o tónus vigoroso, o vernáculo imperativo e irreverente - que alguns qualificam, com soberba complacência, de exótico -, a fidelidade a um ideário e a um programa datados, mas não menos actuais no quadro das modernas causas fracturantes, e o simbolismo romântico da camisa encarnada, desfraldada aos ventos do progresso. E porque um homem é ainda e sempre a sua circunstância – e porque somos mulheres! – não negamos, também, alguma permeabilidade à sedução de um poder meio absoluto e agora meio eterno, que, se não está bem legitimado, está, pelo menos, bem financiado.

 

O nosso receio é que, nos transportes da sua costela latina, a criatura irrompa na habitual verborreia. Ou, pior ainda, que algum impaciente o mande, de novo, calar. Optámos, portanto, por uma ementa de tipo «rolha», que lhe não dê descanso aos dentes; uma espécie de «menu-degustacion», de sabores genuinamente portugueses, que não deixará, decerto, de apreciar. Faremos assim desfilar na mesa, sob os vapores do portento de complexidade e persistência que é o Dupla, tinto Bacalhôa, colheita de 2006, uma série de variações em torno do nosso tradicional porco preto. Arrancamos com uma salada de orelha de porco fumado, com redução de balsâmico. Seguimos com uma terrina de porco com tártaro de maçã, umas bochechas de porco confitadas, umas burras de porco de forno em vinagreta, um joelho de porco glazeado em mel e uma perna de porco em crosta de especiarias, não esquecendo as incontornáveis alheiras transmontanas e os imprescindíveis rojões à minhota. E para sobremesa - e ainda com a presença suína discretamente corporizada no gordo do bom presunto de Chaves - propomos o celebérrimo pudim de toucinho Abade de Priscos. A empreitada é de vulto, sabemo-lo. Mas garantimos um jantar rico, substancial e trabalhado com todo o esmero… não duvidando, embora, de que o melhor «prato» será esse que vai sentar-se à direita da nossa anfitriã…

 

publicado por Ana Vidal às 09:30
link
16 comentários:
De patti a 1 de Março de 2009
Ai, quando o PM souber que o amigalhaço veio jantar connosco e não lhe disse nada!
De Ana Vidal a 1 de Março de 2009
Nós servimo-lo melhor do que o PM, Patti, que só lhe dá Magalhães... ;-)
De Luísa a 1 de Março de 2009
Credo, Patti, se o PM, invejoso, se lembra de aparecer, meto-lhe uma maçã na boca e avança para a mesa com um acompanhamento «à la mode» de nabos assados. ;-D

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds