Domingo, 30 de Setembro de 2007

Para acabar de vez com a cultura


Parece-me um erro colossal insistir na utopia de uma "cultura europeia" única, aproveitando a onda de anti-islamismo que reúne consensos no Ocidente.
Primeiro, porque a Europa é, irremediavelmente, multicultural. E ainda bem, digo eu. Essa diversidade é, em grande parte, a sua maior riqueza. E segundo, porque tentar amalgamar à força essas diferentes culturas "por oposição a", ou seja, usando como barricada um ódio comum, é perigoso e dúbio. Nunca este tipo de "frente" feita à pressa deu bons resultados, na história da Humanidade.
Nota: Roubei o título deste post a Woody Allen, assumidamente.
Etiquetas: ,
publicado por Ana Vidal às 13:50
link
6 comentários:
De ana vidal a 1 de Outubro de 2007
Luis,
Obrigada por ajudares a fundamentar as minhas teorias. São reflexões, como notaste, e talvez eu esteja enganada. O que eu queria dizer é que a unificação forçada, e pela negativa, só pode ser um mau princípio. Mas trouxeste outro nível à conversa, disso não há dúvida!!
De ana vidal a 1 de Outubro de 2007
Oriana, ou eu me engano muito ou não tarda nada tens o teu próprio blog. Tens sempre muito para dizer, e sabes dizê-lo muito bem. Já pensaste nisso?

Beijinho
ana
De Luis Castilho a 30 de Setembro de 2007
Isso é o que se chama umas tapadinhas bem dadas ... Como a Ana bem nota, o escrito classifica-se em reflexões, logo, ... são reflexões, que muito têm ocupado, aliás, os pensadores contemporâneos sobre o destino da Europa. Deixo aqui uma: "Quando me dizem que a Europa é o país do direito, penso no arbitrário, que ela é o país da dignidade humana, penso no racismo, que é o país da razão, penso na fantasia romântica. E encontro a justiça na Pensilvânia, a dignidade humana nos racionalistas árabes, a razão por toda a parte do universo ..." (Duroselle). Como disse Morin na origem da Europa não há um princípio fundador original. Querer unificar culturas ou construí-las na oposição pode ser o magno erro europeu.
De ana vidal a 30 de Setembro de 2007
Ainda para si, A. Tapadinhas: Gosto de saber quem me visita e, como sou curiosa, fui espreitar a sua página. Depois do comentário que me fez, espantou-me encontrar alguém que decreta para si próprio 5 mandamentos e que afirma taxativamente "Tudo aquilo que concorra para me desviar do meu objectivo principal será considerado prejudicial".
Eu, com todas as certezas que me atribui, jamais me atreveria a tanto!
De ana vidal a 30 de Setembro de 2007
Pois engana-se, amigo (a?). Tenho cada vez mais dúvidas, sobre cada vez mais coisas. Mas, de vez em quando, também algumas certezas. E esta não é uma certeza, é uma simples constatação. Seja bem vindo, mesmo em oposição às minhas teorias. Espero que encontre os seus pares na blogosfera e acho que não será difícil, dada a vastíssima escolha.
De A.Tapadinhas a 30 de Setembro de 2007
Entrei no mundo dos blogs recentemente. Estou a contactar bloggers com quem julgo ter algumas afinidades. Neste caso é por oposição. Parece-me que a Ana Vidal tem muitas certezas. Eu, pelo contrário, tenho sempre muitas dúvidas, sobre quase tudo. Parabéns, gostei do que vi e li!

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds