Sábado, 3 de Outubro de 2009

Moleskine

João de Bragança

 

Talvez a farda do dia-a-dia – uma camisa branca, umas calças azuis escuras e uma gravata com o logótipo da empresa - fosse, de facto, o seu salvo-conduto para a pergunta demolidora:

 Queres falar sobre essa camisola? E tens a certeza de que gostas dessas meias?

Mas ele não se importava, ou importava-se e sentia a impotência – ou, quiçá, falta de vontade -, para enveredar por um caminho diferente no tocante ao seu guarda-roupa pessoal. E continuava a cruzar riscas com bolas, castanho com verde-claro, azul celeste com cores indefinidas, padrões modernos com tecidos improváveis. Tudo em nome de uma indiferença – ou de uma ignorância.

Os amigos riam-se – sendo que o riso era a sensação que se seguia ao espanto - e sugeriam que ele adoptasse a farda como vestimenta permanente.

Mantém o pijama, se quiseres, por desconhecimento nosso e pouco entusiasmo pela atracção do abismo.

Carlos, o administrativo do rent-a-car de maior sucesso nas redondezas, volta a sorrir com bonomia salpicada com uma indiferença que caracteriza a inteligência de algumas pessoas. Durante a semana usa a sua farda clássica; de noite, ou aos fins-de-semana, dá asas à sua criatividade mais louca - ou mais errada, porque loucura e erro nem sempre caminham juntos.

Para efeitos desta crónica não interessa o resto do calendário. Importa reter todas as últimas quintas-feiras do mês, momento em que o rapaz da visão desgovernada das cores e padrões convida a Cristina para jantar em sua casa. Nesse exacto dia, que se repete com a certeza da lua cheia e das marés, Carlos veste a sua melhor farpela: um fato completo cinzento-escuro, uma camisa azul e uma gravata com um motivo que não passa de moda. Era clássica no tempo do seu pai, será clássica no tempo hipotético do seu filho – imaginando que possa vir a ter descendência. Uns botões de punho discretos dão um toque de classe ao conjunto.

Socorramo-nos, agora, do lugar-comum: há frases que se repetem e que não perdem o seu encanto. Citemos o amo-te, mas, também, o que seria da minha vida sem ti e, nalguns casos, o que seria da tua vida sem mim. Cristina não fugirá à regra. Entra e beija-o numa sala que, embora modesta, está repleta de flores propositadas para aquela noite. Ardem velas aqui e ali, baixou-se a luz aos candeeiros existentes para que a penumbra inebrie os sentidos e convide ao erotismo. Cristina aloja dentro de si sensores que disparam na última quinta-feira do mês em casa do Carlos, empregado no ramo do aluguer de automóveis.

Depois do beijo longo e apaixonado, do aspirar do aroma das flores, e das velas que ardem romanticamente, a rapariga ajeita-lhe o nó da gravata e sacode-lhe a impressão de uma poeira nos ombros. E repete a frase, porque descobre encanto na rotina de algumas expressões.

Estás muito bem vestido.

Carlos sabe que Cristina é cega de nascença. Mas, mesmo que a inconsciência do mal não configure um pecado, não gosta de imaginar que ela está mentir.

Muito bem vestido, mesmo.

Conheço-o bem. No fundo, no fundo, somos todos do mesmo bairro.

Etiquetas:
publicado por Ana Vidal às 10:00
link
6 comentários:
De Luísa a 4 de Outubro de 2009
João, custa-me imaginar um empregado de um «rent-a-car» com tamanha indiferença pela farpela. Mas já imagino um advogado – porque o conheço – que é, ou era assim. A primeira vez que o vi, tinha associadas umas calças «brique» com um blusão grená. Não era uma combinação chocante, mas também não era ortodoxa e patenteava – o que depois confirmei - um completo desinteresse pela harmonia das cores no vestuário (só aí). Com o tempo e alguma suave pressão, o desinteresse evoluiu para um interesse moderado, suficiente, em todo o caso, para revelar um inesperado bom-gosto. Somos todos do mesmo bairro, é verdade. :-)
De Ana Vidal a 4 de Outubro de 2009
Também conheço um assim, Luísa. E... coincidência: também é advogado. Será da classe? ;-)
Confio nos bons resultados que uma "suave pressão" venha a ter, com o tempo. A coisa parece estar razoavelmente encaminhada. O seu exemplo de sucesso deu-me alguma esperança... lol
De agenor a 4 de Outubro de 2009
Boa noite, JdB .
Tenho pena desta Cristina. São só limitações: não conhece a totalidade do guarda roupa do namorado, encontra-o vestido sempre com o mesmo fato, repetindo os mesmos lugares comuns, na última quinta feira de cada mês. Coitada!...

Quanto ao Carlos, não sei bem o que pensar dele... Interrogo-me: será indiferença pela farpela ou manifestação de uma natureza inconsistente?



Aproveito para lhe dizer que tenho lido as suas crónicas todas as semanas, com crescente interesse e muito gosto. Gostei, particularmente, do Sr. Josué da semana passada, desajeitado e agreste. Esse, pelo contrário, não me suscita quaisquer dúvidas. É de um bairro que conheço...
De Ana Vidal a 4 de Outubro de 2009
João, estou com a Luísa: o daltonismo não escolhe profissões (podia ser esse o caso), mas o desinteresse pelo vestuário não parece muito provável num vendedor.
De qualquer forma, é comovente a preocupação da indumentária com a única pessoa que não pode apreciá-la devidamente. Mas isso prova que o nosso Carlos é um homem cuidadoso e atento em questões de cenografia, até pelo cuidado que põe na criação de uma penumbra que só a ele poderá inebriar os sentidos e convidar ao erotismo... ;-)
De Sun Iou Miou a 4 de Outubro de 2009
Acho que a Cristina devera conhecer nas pontas dos dedos, na palma das mãos inteira, na pele toda do corpo a loucura ou erro da vestimenta do Carlos. A rotina esmaga.
De JdB a 5 de Outubro de 2009
"Violando" um hábito saudável e educado deste blogue, responderei a todos os comentadores em simultaneo. Espero que não me levem a mal, mas estou em São Paulo com acesso limitado à net.
Obrigado por todas as visitas. Algumas notas:
- o Carlos é funcionário administrativo e tem um uniforme que usa todos os dias;
- a rotina mata, não há gente assim, coitada da Cristina, e etc. é tudo verdade, mas não no meu bairro, porque aí há de tudo, é capaz até de haver floristas que recitam Shakespeare e electricistas que com cursos de história da arte. A dificuldade é que nem sempre me lembro deles...
Adeus, ate a meu regresso...

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds