Sábado, 4 de Julho de 2009

Moleskine

João de Bragança

 

Nas minhas rotinas diárias cruzo-me, tantas e tantas vezes, com as mesmas pessoas: no paredão, no supermercado, na pastelaria, nos correios, no prédio onde moro. Dou por mim a olhar aqueles rostos e a imaginar-lhes a vida - o que pensam, como amam, como se chamam os filhos, o que fazem quando chegam a casa, qual a sequência com que se lavam e vestem, que fetiches têm, o que os torna infelizes, de que riem perdidamente ou de que choram numa convulsão de fazer pena. Construo-lhes uma história e escrevo-a no Moleskine, que também é para isso que ele serve.

 

***

 

Como resquícios de outros tempos da fidalguia, tinha uma ementa de um jantar no iate Amélia desenhada e dedicada pelo Rei D. Carlos. Estava numa bonita mesa inglesa, emoldurada ao lado de fotografias do seu pai, da sua mãe, dos seus irmãos, lado a lado com a realeza exilada no Estoril e Cascais. Habituara-se, em nova, a jogos de ténis e lanches em clubes elitistas. As noites, dançadas ao som de orquestras com brilho e glória, eram protegidas  por um manto de estrelas que só o poder do dinheiro e do nome podiam garantir. Casara mas não tivera filhos, e  separara-se anos mais tarde, numa altura em que o divórcio, não sendo curriculum, já não era cadastro.

Encontrou aquele que viria a ser o seu segundo marido numa missa de 7º dia onde, para além do falecido, se perfilava uma fatia grande do PIB nacional, e 80% dos sócios dos clubes lisboetas mais selectos. Antigo empresário, homem do seu nível social, com ele já tinha partilhado boleros e valsas inglesas, taças de champanhe e partidas de ténis, na variante pares mistos, onde ele evidenciara um jogo quase imbatível ao fundo do court. Agora, alquebrado e com problemas nas costas, mantém a sanidade física possível num gingar de desacerto esquelético.

Criaram ambos a rotina do paredão matinal: ela de carteira a tiracolo, como se transportasse as jóias que lhe restam numa louis vuitton bem imitada, porque a ladroagem na vila está por demais. Ele no seu desacerto constante, ombro para cá e para lá, braço descompassado da perna oposta, uma coluna desesperada a aguentar partes que parecem querer debandar.

O filme está, infelizmente, embotado - se não de miséria, pelo menos de desilusão. Ele joga todas as noites, tentando simular ao poker o bluff que não conseguiu nas negociações com os sindicatos. Perde mais do que ganha, porque a trinca não entra, a sequência máxima é muito difícil, o full hand está no domínio das hipóteses irreais. Vai buscá-la todos os dias de carro a Atibá, onde o elemento final de uma família que privou com condes e marqueses  é dama de companhia de uma idosa, com momentos cada vez mais improváveis de lucidez.

As noites agitadas arruínam os desejos de descanso nocturno e, por volta das quatro da manhã, com uma pontualidade que enerva, há um encontro, combativo e inesperado, na mente da anciã acamada: o fulgor e a confusão, a memória e o olvido. Nunca se saberá quem vence a contenda materializada num monólogo a quatro frases:

- Conheci muito bem a sua avozinha, devia eu ter uns doze ou treze anos. Cabia-me lavar as casas de banho todas - e olhe que eram muitas. Acho que a minha fralda está suja. Importa-se de a mudar?

Cruzo-me com eles todos os dias, conheço-lhes a história como ninguém. Ele traz no olhar o encavanço das cinco da manhã que o atirou, falido, para um sofá e uma água fresca sem gás. Ela traz a carteira a tiracolo, bem junta ao peito, porque a malandrice está como nunca se viu.

 

 

Etiquetas:
publicado por Ana Vidal às 07:30
link
18 comentários:
De rita ferro a 5 de Julho de 2009
Li tarde, mas li: obrigada, João :-))
De JdB a 5 de Julho de 2009
Obrigado sou eu.
De rocha a 5 de Julho de 2009
João
O que retiro da sua historia é uma das virtudes:
Aceitação
Será que tenho????
Beijos paredisticos
Rocha
De JdB a 5 de Julho de 2009
Amiga Rocha: então não tem! Uma aceitação serena, de quem sabe que nem sempre estamos em cima, porque a vida dá voltas. Mas tem um passado lutador, e isso ajuda muito.
Beijos monte estorilenses

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds