Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Adivinhe quem vem jantar?

 

Luísa

 

 

A fronte é lisa, pálida, de testa alta e forma oval. O cabelo claro, esparso, e os olhos cândidos, sob óculos modernos e sem aros. Tem uma expressão atenta, delicada e quase tímida, com ares daquela profunda compreensão sociológica que deveria pacificar em nós os nervosismos próprios destes tempos de crise. Mas não pacifica. O ditado manda, de resto, que em caras não vejamos corações. A personalidade de cada um só parcialmente nasce feita, vai-se burilando ao sabor das circunstâncias e acaba, frequentemente, por divergir das impressões colhidas na contemplação da fachada. O nosso convidado tem essa curiosa duplicidade. A onda do poder, que tão bem soube cavalgar, arrancou-o à dimensão, que a si próprio modestamente atribui, de pigmeu, e fê-lo crescer desmesuradamente, acabando por moldar, na figura sóbria e franzina, um temperamento aguerrido, vigilante, zelosíssimo da ordem imposta, muito sanguíneo e dominador nos seus zelos, um tanto desbocado e particularmente entusiástico dos desportos viris do malho e do cacete.

 

Pois para celebrar a feliz expansão desta insuspeitada «força da natureza», (esperando, não obstante – porque não somos aficionadas dos desportos viris - que o malho não acerte no alvo) decidimos apostar num jantar de substância, bem proteico. E assim teremos, como prato principal, uma posta grossa e mal passada de escolhida vaca barrosã, acompanhada com batatas a murro. O vinho será tinto, de um vermelhão carregado, taninoso, com um fundo de boca agressivo e persistente. Para sobremesa, propomos uma especialidade nossa, doce exuberantemente calórico, tão denso em açúcares e manteigas, como em castanhas. Hesitamos numa entrada de sopa de pedra… Começamos a temer, confesso, pelos «estômagos» (ou pelas cabeças?) dos restantes convivas.

 

publicado por Ana Vidal às 10:00
link do post
19 comentários:
De Ana Vidal a 15 de Fevereiro de 2009 às 16:13
Eu não posso alvitrar um nome porque sei o resultado... hummm... quem será o primeiro convidado para jantar? Ninguém se atreve?
De fugidia a 15 de Fevereiro de 2009 às 18:28
Ai, Luísa, não me diga que vai convidar o ministro Santos Silva antes de me convidar para o nosso lanchinho :-(

Hum...

;-)
De Luísa a 15 de Fevereiro de 2009 às 19:52
Querida Fugi, mil perdões! Tem toda a razão, subverti as prioridades. Mas este nosso convite para jantar - que não é, de todo, prioritário - também não é inocente, porque há umas mensagenzitas que gostaríamos de, com alguma premência, passar ao nosso convidado, como seja alertá-lo para os riscos que envolvem certos desportos viris e o indigesto que são as carnes rosadas ou vermelhas a partir de uma certa idade na vida. ;-D
De fugidia a 15 de Fevereiro de 2009 às 21:12
Compreendo, querida Luísa, e já está perdoada :-)

Ah, se precisar de companhia para o jantar, para ajudar a transmitir as mensagens... conte comigo!
:-D
De mike a 15 de Fevereiro de 2009 às 23:27
Incapaz de adivinhar quem vai jantar, arrisco a dizer que a Luísa é um belíssimo garfo. :)
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:16
Ó Mike, são tantas as pistas, que só posso concluir que anda muito arredado do nosso disse-que-disse politico. Então quem é a personagem, que antes era discreta, e que agora prometeu jogar ao malho com tudo o que enfileire na equipa da «reacção»? O menu foi precisamente gizado para lhe dar o vigor físico de que ele parece precisar para a prática de um tal desporto, sendo certo que a condição é que, evidentemente, não acerte o alvo. :-)
P.S.: Pessoalmente, pendo mais para a linha altamente sofisticada da «cozinha de autor». ;-D
De patti a 16 de Fevereiro de 2009 às 00:09
Quer dizer, ninguém se arrisca não é?

Então pronto, cabe-me a mim o primeiro disparate: Jorge Sampaio?
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:24
Jorge Sampaio, Patti ? Esse «paz-de-alma» ? Não, minha querida Amiga, o nosso convidado é – ou já foi – o relativamente franzino, mas supreendentemente enérgico e disciplinador ministro Santos Silva, como adivinhou a Fugi. Felizmente, apesar dos murros abatatados, das castanhas e das pedras da sopa, correu tudo muito bem e não temos «baixas» - salvo de índole psicológica – a registar. ;-D
De patti a 16 de Fevereiro de 2009 às 09:55
Oh Luísa que me escapou o 'malho' e levei esse desporto viril para o golfe, tanto do agrado do nosso ex-presidente.
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 14:21
Patti, :-D
Tenho o golfe por um belo desporto, sim, mas um tanto «feminil». Passivo, sereno, delicado, praticado em «greens» docemente ondulantes… E se até se tem de dar um jeitinho à anca para apontar certeiramente à bola?! Mas nada disto põe em dúvida, é certo, a exuberante virilidade dos jogadores masculinos que se conhecem e são muitos, entre os quais o nosso ex-PR… Está bem, Patti, compreendo a confusão. ;-)
De Ana Vidal a 16 de Fevereiro de 2009 às 00:25
Já tinha saudades, Fugi... por onde tens andado? Sem o Esconderijo, estás mais escondida do que nunca!
Beijo
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:29
Também já manifestei, em duas ou três oportunidades, a falta que sinto do Esconderijo, Ana, e das suas maravilhosas Segundas, Terças, Quartas, Quintas e SEXTAS-FEIRAS, além dos Sábados e dos Domingos. Que podemos nós fazer para que se reconstrua uma casa tão acolhedora como aquela ? :-)

De Ana Vidal a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:37
Pedir MUITO à Fugi, talvez... ou esperar que passem um bocadinho mais os muitos afazeres que... pois... ;-)
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:40
... pois!... ;-D
De fugidia a 16 de Fevereiro de 2009 às 07:05
Só saio da toca depois do lanche, ora... pois!
:-)))

Beijos às duas :-)
De Ana Vidal a 16 de Fevereiro de 2009 às 01:49
Espero não termos de chegar a ter de "malhar" na Fugi para conseguirmos a reabertura do Esconderijo, uma solução muito ao gosto do seu convidado, Luísa...
De marie tourvel a 16 de Fevereiro de 2009 às 02:16
Não sei quem é o convidado. Mas adoraria se fosse o João Pereira Coutinho. Gosto muito dele. :)
Luisa, querida, adorei a idéia (sim, minha idéia ainda possui acento) de ter você como colega aqui no "Porta do Vento". A Ana sempre nos deixando em belíssimas companhias. :)

Beijos!
De Luísa a 16 de Fevereiro de 2009 às 03:35
Querida Marie, o nosso convidado é um político português, aparentemente sereno e comedido, que nos deixou a todos muito perplexos com o inesperado uso de uma linguagem, digamos, exótica, na proposta dos objectivos prioritários para o seu partido (por acaso o maior partido do país): «malhar» na oposição. Toda a gente achou imensa graça à singeleza da proposta, e é pela graça que se lhe achou que foi decidido convidá-lo para o primeiro jantar no Porta do Vento. Nestes tempos um pouco difíceis, Marie, a gente já faz por rir com tudo e com nada. ;-D
Obrigada pelas suas boas-vindas. Gosto muito da nossa «equipa» e da nossa «capitã», que conto que saiba chamar-me à ordem se, de repente, me der também para «malhar» um bocadinho, a torto e a direito. :-)
De Ana Vidal a 16 de Fevereiro de 2009 às 11:07
Nem pensar, Luísa... a sua "malhação" não terá censura nenhuma, era o que faltava! Malhe à vontade, a torto e a direito... :-)

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

O triunfo dos porcos

Livros



Seda e Aço


A Poesia é para comer


Gente do Sul

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Technorati Profile

Add to Technorati Favorites

Ventos do mundo

Ventos de Passagem


visitantes online

Subscrever feeds