Terça-feira, 6 de Janeiro de 2009

De volta

 

A tudo nos habituamos, da mesma forma que tudo estranhamos se alguma coisa se altera, depois de instalado o hábito. Estive vários dias sem net e aconteceu-me o mesmo que de outras vezes em que fiquei privada de outros "bens essenciais"  da nossa era tecnológica (telefone, carro, micro-ondas, televisão, electricidade): uma sensação de desamparo e isolamento, primeiro, e depois, finalmente, a adaptação à nova situação e o consequente serenar. Com a segunda fase vem sempre um pico de imaginação, estimulada pela privação das facilidades habituais e obrigada a criar soluções alternativas. E mais: vem  também uma espécie de alívio inexplicável, paralelo à sensação de incomodidade, como se a resposta estivesse em nós e não nos acessórios. E está, sempre. Basta que não deixemos que sejam eles a controlar-nos, basta que lhes demonstremos que estávamos cá primeiro e que já soubemos viver sem eles. Que fomos nós a criá-los, e não o contrário.

 

Recém-casada (com 21 anos !), fui viver para um antigo convento lindíssimo, mesmo em cima da barragem do Maranhão. Um sítio deslumbrante, uma casa de fazer inveja a qualquer um (à beleza somava-se o mistério e a aventura, porque metade do convento estava em ruínas e apenas a outra metade era habitável) mas também um tédio difícil de engolir para uma urbana activa como eu, habituada à capital e com o firme propósito de iniciar uma carreira profissional. A vida altera-nos os planos sem cerimónias, e tudo me saíu ao contrário: não havia nada para fazer ali, a não ser admirar a paisagem, comer e beber.  Ou haveria? Claro que havia.

 

Inventei ocupações, para não entrar em depressão: primeiro, atirei-me à casa, que decorei e modifiquei até nada mais ter para alterar. Arranjei quartos e casas de banho (os duches ainda eram daqueles de balde de zinco e corrente para puxar e deixar sair a água); comprei um frigorífico a petróleo (não havia electricidade, a não ser a de um gerador que se desligava às dez da noite) e um fogão novo; do magnífico celeiro abobadado, de chão de laje e paredes de 1,5 m de espessura, fiz uma sala a perder de vista; da antiga cozinha, enorme, uma sala de jantar. Enquanto duraram as obras da nova cozinha aprendi a cozinhar na lareira, com trempes de ferro e tachos de cobre e de barro, colocados directamente sobre as brasas. Aprendi também a usar o forno de lenha, a fazer queijo fresco com cardo apanhado no campo e, mais importante do que tudo isso, a conhecer e usar as mil ervas com que os alentejanos aromatizam os seus cozinhados. Por outro lado, nunca li tanto como nesses dias em que as horas se multiplicavam e o tempo parecia suspenso. Ensinei crianças e adultos a ler, com um prazer que não me lembro de ter tido em muitas outras ocupações.

 

Foi uma época preciosa, de aprendizagem de uma vida reduzida à sua expressão mais simples, mas que me deixou a íntima e reconfortante certeza de saber sobreviver à ausência de tudo o que considero hoje elementar, caso isso venha a acontecer-me.

 

Tudo isto para dizer que estes dias sem net - logo, sem a blogosfera, que já se tornou um hábito arreigado em mim - foram penosos, é verdade, mas também funcionaram como uma espécie de férias, embora forçadas. E agora que estou de regresso, ainda às voltas com a  constatação da impossibilidade de actualização do que se passou na minha ausência (a voragem deste universo é impressionante), sinto um misto de vontade e de preguiça em retomar o ritmo que tinha. Desabituei-me depressa de postar, a verdade é essa, e soube-me bem não sentir essa "obrigação".

 

Enfim, estou de volta, mas a meio-gás. Veremos.

 

Etiquetas:
publicado por Ana Vidal às 01:26
link
34 comentários:
De patti a 6 de Janeiro de 2009
Olá Ana,
Também estive desde 23 de Dezembro nesse estado de carência virtual por vontade própria, mas já sabia que era o que eu queria.

Precisava de tempo para mim, para ler, fotografar, pensar, escrever, conversar, passear e esticar-me no sofá a ver muitos filmes seguidos.

Volto um pouco mais preguiçosa, mas renovada e mais despreocupada do que vou fazendo por aqui, no virtual.

Linda a tua vivência no Maranhão e toda aa riqueza daquilo que ela te trouxe.

Habituamo-nos a tudo, é verdade sim.
De Ana Vidal a 7 de Janeiro de 2009
Foi uma experiência fantástica, Patti, que só apreciei devidamente muitos anos depois. Na altura tinha 20 anos e queria mais acção... mas não me arrependo, nem por um segundo, daqueles anos de quase far west!

Bom regresso, também para ti.

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds