Terça-feira, 4 de Novembro de 2008

Black & White

 

Qual deles ganhará? Já falta pouco para sabermos.

 

Por mim, já o disse, gostaria que fosse Obama. Não porque o seu programa de governação seja superior ou, sequer, substancialmente diferente do de McCain, mas pelo  profundo significado do gesto. Pela mudança de atitudes e de mentalidades de que essa escolha seria um sinal revelador. Mas apenas um sinal, nada mais do que isso. A grande e verdadeira mudança não será a eleição de um negro, de uma mulher, ou de qualquer outro candidato "diferente" do que é tradicional. Saberemos, sim, que alguma coisa mudou realmente, quando isso acontecer e não for notícia.

 

Até lá, e para entreter a espera, valha-nos o humor.

 

Adenda (5/10/2008): I'm glad they could.

 

publicado por Ana Vidal às 20:44
link do post
17 comentários:
De Paulo Cunha Porto a 4 de Novembro de 2008 às 21:12
Um mestiço, Ana, não um negro. Deve ganhar, mas não creio que passe por aí o sinal que ele quer dar. Sempre recusou a cartada racial, mesmo nos casos em que poderia ser mobilizadora.
Beijinho
De Ana Vidal a 4 de Novembro de 2008 às 21:51
Mestiços somos todos nós, Paulo. A descoberta do genoma humano teve esse efeito salvífico: caíram por terra os mitos das "raças" puras, hoje sabe-se que não existe tal coisa à face da Terra.
No caso de Obama a mistura é mais visível, só isso. Mas é o suficiente para alimentar preconceitos e ódios, e para que a sua eleição seja um sinal positivo aos meus olhos. A interpretação é minha, claro que ele não usa esse argumento... é inteligente de mais para isso.
Beijinho
De carlosbarbosaoli a 4 de Novembro de 2008 às 22:09
Às vezes os sinais iludem-nos, mas espero que não seja esse o caso.
De Ana Vidal a 4 de Novembro de 2008 às 23:19
Também espero, Carlos, mesmo sem euforias injustificadas.
De fugidia a 4 de Novembro de 2008 às 22:55
Fantástica este vídeo de "campanha"! (risos)

Pois bem, Ana, ainda há poucos posts atrás lhe disse que acreditava que ganhava Obama. E creio que vai ganhar, nem que seja porque foi fantástico nesta "campanha", entre os animaizitos e aquele fantástico cavalo branco... tão gracioso e sorridente (:-p)!
:-)))
De Ana Vidal a 4 de Novembro de 2008 às 23:25
Veremos, Fugi. Na hora de votar não é preciso haver disfarces nem gestos politicamente correctos. Ali só está a consciência de cada um, somada a todas as suas convicções, esperanças, preconceitos e medos...
De Mialgia de Esforço a 4 de Novembro de 2008 às 23:29
Ganhará com certeza Obama, a julgar pelas sondagens e pela catrefa de endorsements que foi recebendo de figuras públicas e da imprensa. Se vai ser bom não sei. Talvez o seja para os americanos, mas quanto à Europa deixa-me apreensivo. Isto a confirmar-se a sua tendência ultra-proteccionista o que, a confirmar-se, serão péssimas notícias para as exportações europeias.
De Ana Vidal a 5 de Novembro de 2008 às 11:23
É possível que tenha razão, Mialgia. Mas uma melhor imagem dos States aliviará a pressão mundial, creio eu, e isso só pode ser bom para todos. Quanto à Europa, talvez assim reaja e acorde da sua habitual letargia...
De tcl a 4 de Novembro de 2008 às 23:32
black & white? eu diria mais beige & pink
De Ana Vidal a 5 de Novembro de 2008 às 00:26
Bem visto, TCL. Essas cores são mais fiéis, realmente.
De mike a 5 de Novembro de 2008 às 00:54
Obama ganhará, creio eu. Ele é peça de uma mesma máquina, tal como todos os outros, não haja ilusões. E um excelente markteer, o que para o caso me deixa de pé atrás. Não consigo vibrar com a sua vitória e muito menos ficarei eufórico, apesar de saber que votaria nele se fosse americano, o que não vale nada por ser e pensar como europeu. Vou manter-me firme em relação ao conselho de São Tomé, Ana.
De Ana Vidal a 5 de Novembro de 2008 às 11:24
Eu também não estou eufórica, muito longe disso. Mas não nego que a minha esperança na humanidade se fortificou. Sou uma lírica, já sabe... :-)
De JuliaML a 5 de Novembro de 2008 às 01:01

eu hoje estou com o Mike (salvo seja)

digo- sou como o S. Tomé.Além disso,penso que infelizzmente nã vai ter tempo para nos mostrar que será diferente,se for o caso.
De mike a 5 de Novembro de 2008 às 01:12
Está é com o S. Tomé... (muitos risos)
De Ana Vidal a 5 de Novembro de 2008 às 11:25
Esse é um perigo real, Júlia. Não seria o primeiro...
De Hetie a 5 de Novembro de 2008 às 02:02
Querida Ana e queridos todos: se me permitem, comentando alguns pontos ressaltados por todos: 1) realmente Obama nunca usou o argumento da cor em sua campanha. Realmente eh muito inteligente para isso, como a Ana comentou; 2) nao sei se os sinais iludiram: muita gente nao gosta dele; meu feeling tb nao eh bom, infelizmente nao sei pq nao gosto dele (e outro infelizmente, nao costumo me enganar c/as pessoas); 3) Qto a campanha, Obama gastou RIOS DE DINHEIRO na campanha. Enviava msg de textos nos celulares; emails. Ontem a noite meu marido e eu desligamos a TV. Foi uma invasao a campanha dele na cabeca das pessoas. Outro dia ele pagou 22 minutos nas TV aqui....Muita grana gasta para se eleger presidente ???!!!!!) 4) o voto dos jovens e dos negros vai contar muito. Ele usou a tecnologia a favor dele junto aos jovens universitarios...
Sabado numa loja, uma senhora negra gritou e brigou dentro da loja que eu estava, dizendo que estava sendo discriminada. Mentira; a caixa (tb negra) so pediu para ela ir para a fila como todos nos estavamos. Ela fez um escandalo!!! Virou e disse: Obama como presidente isso nao vai acontecer. Veja so: todas as lojas aqui tem uma fila unica e ela queria passar na frente de todo mundo, dizendo que era negra e nao podia ser discriminada... (aqui vai ser um problema...)
Acho tb que ele vai ganhar... e espero que, sinceramente, toda a ma impressao que eu tenho seja so uma ilusao de otica...
vou dar o braco a torcer se estiver errada... e humildemente ate pedirei perdao pelo meu erro de calculo, se eu estiver enganada. Como eu disse no meu blog, agora, eu so estou querendo que quem ganhar, faca o melhor para o povo... esta campanha foi exaustiva...
Beijos e desculpe o longo comentario, mas fiquei com vontade de contar a vcs como me sinto, ja que vivo aqui...(exatamente agora: 175 votos para Obama e 70 para McCain..)
ciao
De Ana Vidal a 5 de Novembro de 2008 às 10:57
Hetie, os rios de dinheiro gastos na campanha não me impressionam, Obama sabia que a sua eleição dependia de uma campanha fortíssima e bem orquestrada (e isso custa muito dinheiro) ou não teria grandes hipóteses. Seja como for, não será pela campanha que ele será louvado ou crucificado no futuro, mas sim por aquilo que fizer a partir de agora. Veremos.
Que as minorias étnicas se sintam fortalecidas com esta eleição é normalíssimo (e saudável, acho eu), embora seja também previsível que haja excessos e más interpretações, como essa que referiu. Mas isso não significa um perigo, é só a adaptação a uma nova situação na ordem social americana, habituada a um modelo que foi agora questionado.
Não defendo Obama nem condeno McCain, apenas saúdo uma mudança de mentalidades que permitiu a eleição de alguém como Obama num país que Bush conseguiu transformar num inimigo para o mundo inteiro. Esta eleição (e o que ela significa) pode fazer reverter essa imagem negativa, penso eu, e fico contente por isso.
Um beijo e obrigada pelo seu testemunho, em directo do palco dos acontecimentos.

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

Rosa dos Ventos

Livros



Seda e Aço


A Poesia é para comer


Gente do Sul

E tudo o vento levou

Perfil

Technorati Profile

Add to Technorati Favorites

Ventos do mundo

Ventos de Passagem


visitantes online

Subscrever feeds