Terça-feira, 8 de Julho de 2008

Na praia

 

Volto do banho de mar revigorada e de bem com o mundo. Poucos momentos me proporcionam um prazer tão intenso como estes em que o meu corpo, ainda frio e a escorrer água salgada, recebe em cheio o beijo quente do sol. É um prazer solitário e íntimo, de perfeita comunhão com a natureza. Em tempos idos, todo este luxo era ainda potenciado por um cigarro, talvez o melhor de todos os que me lembro. Agora já não. Mas mantém-se a sensação de Vida, palpitante e intensa como nunca.

 

Deito-me ao sol e fecho os olhos, para ver tudo o que vejo sem eles. Em fundo, o rumor manso das ondas, cadenciado e hipnótico. À minha volta há gente, demasiada gente. Tento abstrair-me das conversas mas é impossível, estão demasiado próximas. Demasiado presentes. São demasiado invasivas. Resigno-me e ouço-as. É o que acontece a quem não tem uma ilha privada para celebrar o casamento entre o sol e o mar. Infelizmente, não posso fechar também os ouvidos. Esqueci-me do bendito Ipod.

 

Atrás de mim, duas vozes femininas cujas donas não vejo. Parecem-me maduras e tensas. Amargas. De uma dessas vozes escorre claramente outra água salgada, aquela que nasce nos olhos e desagua sabe Deus onde, sabe Deus quando. Diz: "E agora, o que é que eu faço?". A outra voz, mais solta, responde-lhe: "Nada. Não fazes nada. Esperas que isso lhe passe". De novo a primeira voz, onde agora crescem pedregulhos de sal na água que jorrava: "Era o que faltava! Eles dizem que são só amigos, mas eu sei que é mentira. Uma mulher sabe sempre essas coisas...". "Não faças nada", repete a segunda voz, onde os muros de sal são mais antigos: "Tudo o que fizeres só vai servir para juntá-los ainda mais. Olha que eu sei do que falo".

 

Levanto-me outra vez, incomodada, e desço até ao mar. Já me estragaram a tarde. Mas não posso queixar-me muito, afinal. A elas, já lhes estragaram a vida. 

 

Etiquetas: ,
publicado por Ana Vidal às 12:53
link
24 comentários:
De Luísa a 9 de Julho de 2008
A elas estragaram a vida, é verdade, mas, felizmente, apenas uma das muitas que tiveram e vão ter. Não é menos grave, portanto, que tenham estragado esse seu momento, Ana, que, pela descrição que nos dá, parece ter valido uma vida. ;-)
De Ana Vidal a 9 de Julho de 2008
Valeu mesmo, Luísa. :)

Comentar post

brisas, nortadas e furacões, por


Ana Vidal
Pedro Silveira Botelho
Manuel Fragoso de Almeida
Marie Tourvel
Rita Ferro
João Paulo Cardoso
Luísa
João de Bragança

palavras ao vento


portadovento@sapo.pt

aragens


“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

(Jean Cocteau)

portas da casa


Violinos no Telhado
Pastéis de Nada
As Letras da Sopa
O Eldorado
Nocturno
Delito de Opinião
Adeus, até ao meu regresso

Ventos recentes

Até sempre

Expresso do Oriente (3)

Expresso do Oriente (2)

Expresso do Oriente (1)

Vou ali...

Adivinhe quem foi jantar?

Intervalo

Semibreves

Pocket Classic (A Educaçã...

Coentros e rabanetes

Adivinhe quem vem jantar?

Moleskine

Lapsus Linguae

Semibreves

Sou sincera

favoritos

Fado literário

O triunfo dos porcos

E tudo o vento levou

Perfil


ver perfil

. 16 seguidores

Subscrever feeds